Notícias de saúde

Fumantes têm visão distorcida sobre início dos efeitos do tabagismo

07 de março de 2018 (Bibliomed). Em comparação com os não fumantes, os fumantes acreditam que as consequências adversas tanto leves e como graves do tabagismo levarão mais tempo para se desenvolver, de acordo com um estudo publicado no Journal of Cognitive Psychology.

Pesquisadores italianos e do Reino Unido examinaram a percepção de risco de jovens fumantes versus não fumantes usando uma estimativa de tempo- tarefa. Os participantes foram convidados a estimar o tempo de início das condições relacionadas com o tabagismo em um jovem fumante médio.

Os pesquisadores descobriram que, em comparação com os não fumantes, os fumantes adiaram o aparecimento de condições tanto leves como graves relacionadas ao tabagismo. Tanto para fumantes quanto para não fumantes, as estimativas do tempo de início para condições leves foram associadas à autopercepção do risco e do medo do desenvolvimento de condições relacionadas ao tabagismo.

Segundos os autores, as consequências adversas do tabagismo estão bem documentadas, mas o que se descobriu é que os fumantes percebem tais riscos como estando mais distantes no futuro em comparação com aqueles que não fumam. Essa percepção distorcida é incrivelmente perigosa para aqueles que fumam e podem levar as pessoas a retardar a interrupção do tabagismo ou de condições relacionadas ao tabagismo, aumentando o risco de desenvolver uma doença grave.

Fonte: Journal of Cognitive Psychology. DOI:10.1080/20445911.2017.1415346.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários