Notícias de saúde

Crianças nascidas prematuras podem ter maior dificuldade para fazer amigos

05 de março de 2018 (Bibliomed). Um novo estudo descobriu que as crianças prematuras têm mais dificuldade em fazer amigos, embora as coisas melhorem quando começam a frequentar a escola.

No estudo, pesquisadores analisaram mais de 1.000 crianças nascidas na Alemanha em 1985-1986. Destes, 179 nasceram muito prematuros (menos de 32 semanas de idade gestacional), 737 foram prematuros moderadamente tardios (nascidos entre 32 e 36 semanas) e 231 foram bebês saudáveis ​​a termo.

Aquelas crianças que nasceram prematuramente fizeram menos amigos e socializaram menos na primeira infância. Mas as coisas melhoraram quando começaram a escola, de acordo com o estudo publicado no The Journal of Pediatrics.

Os pesquisadores também descobriram que, aos seis anos de idade, as crianças que eram muito prematuras no nascimento tinham uma média de quatro amigos, em comparação com cinco amigos para crianças nascidas a termo. Crianças muito prematuras também se encontravam com seus amigos 15% menos frequentemente do que aquelas que nasceram a termo.
Os resultados mostraram ainda que as crianças com piores habilidades físicas e mentais e com mais problemas emocionais faziam menos amigos e eram menos aceitas por outras crianças.

Segundo os autores, ter menos amigos, se sentir menos aceito, pode levar a sentimentos de solidão e aumenta o risco de ser excluído ou intimidado. Embora a maioria das crianças prematuras alcancem seus pares a termo durante o início do ensino fundamental, as intervenções futuras para melhorar as amizades e as habilidades de interação social devem começar antes de sua entrada na escola para prevenir psicopatologia e problemas de comportamento.

Fonte: University of Warwick, England, news release.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários