Notícias de saúde

Erisipela: saiba mais sobre este problema que piora no verão

05 de fevereiro de 2018 (Bibliomed). A erisipela é uma infecção aguda da pele de surgimento súbito, aparecendo na forma de uma área vermelha, inchada e dolorida, acompanhada de febre. A incidência, que aumenta com a idade, acometendo mais os idosos, varia de 10 a 100 casos por 100.000 habitantes.

A erisipela geralmente está surge ao nível dos membros inferiores, mas pode ter outros locais, incluindo o rosto. Seu tratamento é baseado em terapia antibiótica, repouso e tratamento dos fatores de risco para prevenir a recorrência.

A infecção da pele é mais comumente causada pela bactéria estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Apesar de ser mais comum em idosos, também pode ocorrer em pacientes mais jovens e até mesmo crianças.

O quadro começa abruptamente com febre, geralmente acompanhada de calafrios, seguido pelo aparecimento de uma placa vermelha, quente, inchada e dolorida. Em mais de 85% dos casos, a doença afeta os membros inferiores (pés, tornozelos, pernas). Também pode ser localizado no rosto, membros superiores, tórax, abdominais, e às vezes até compromete os genitais. Gânglios próximos da área afetada também pode aumentar em volume. O seu diagnóstico não exige qualquer exame adicional específico.

A erisipela geralmente surge após uma lesão cutânea, que permite que as bactérias atravessem a barreira da pele. Na maioria das vezes, a pele é danificada por uma lesão (cirurgia, úlcera, corte), micoses nos dedos e unhas dos pés, dermatite, edema crônico. Às vezes apenas uma ferida pequena pode ser o ponto de entrada da infecção, que pode passar despercebida como uma mordida de inseto.

Em particular, a erisipela nas pernas é favorecida pela insuficiência venosa e linfática, especialmente linfedema, e a presença de intertrigo (61% dos casos), feridas (35%) ou úlceras ( 14%).

Certas doenças (imunossupressão, diabetes, alcoolismo, tabagismo) são às vezes consideradas como fatores de risco.

Na maioria das vezes, a erisipela é curada com o uso de antibióticos prescritos pelo médico. O tratamento geralmente é ambulatorial. A presença de certos fatores de risco ou sinais de gravidade pode exigir hospitalização com, às vezes, a administração de antibióticos intravenosos na fase de ataque.

A melhoria ocorre dois a três dias após o início da terapia antibiótica e cura após dez a quinze dias. No entanto, em cerca de 12% dos pacientes, a erisipela apresenta uma recaída no período de seis meses; em 30% dos casos a recaída ocorre em até três anos

No verão, a presença da erisipela é maior justamente pela predisposição aos fatores que podem desencadeá-la. Por isso, principalmente a terceira idade, deve redobrar os cuidados com a higiene local, utilizar repelentes, secar bem áreas úmidas do corpo e evitar quedas e batidas que gerem traumas nos membros.

Fonte: Bibliomed.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários