Notícias de saúde

Infecção por Helicobacter pylori pode causar doenças da vesícula biliar

23 de janeiro de 2018 (Bibliomed). O Helicobacter pylori, mais conhecido por H.pylori, é uma bactéria que vive no nosso estômago e duodeno, sendo responsável pela mais comum infecção bacteriana crônica em seres humanos. O H.pylori tem sido reconhecido em todas as populações do mundo e em indivíduos de todas as idades. Estimativas conservadoras sugerem que mais 50% da população mundial possui o estômago colonizado por essa bactéria.

Agora, um estudo indica que os chamados cálculos biliares (“pedras na vesícula”) são menos comuns com a infecção por Helicobacter pylori entre uma população chinesa. O estudo foi publicado no Journal of Gastroenterology & Hepatology.

Pesquisadores chineses avaliaram a relação entre infecção por H. pylori e doenças da vesícula biliar entre 17.971 participantes saudáveis.

Os pesquisadores descobriram que 43,4% dos participantes tinham infecção por H. pylori, 5,5% tinham cálculos biliares, 1,2% tinham colecistite e 5,6% tinham pólipos colecísticos. Entre os participantes com idade igual ou superior 45 anos no grupo H. pylori-positivo, a prevalência de cálculos biliares foi menor do que no grupo H. pylori-negativo (odds ratio, 0,653). No grupo H. pylori-positivo, a prevalência de pólipos colecísticos foi significativamente maior que a observada no grupo H. pylori-negativo.

Assim, segundo os autores, a infecção por H. pylori está relacionada a pólipos e cálculos colecísticos.

Fonte: Journal of Gastroenterology and Hepatology, DOI: 10.1111/jgh.14054.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários