Notícias de saúde

Limitações funcionais ocorridas na infecção congênita pelo vírus Zika

18 de janeiro de 2018 (Bibliomed). Limitações funcionais graves são relatadas entre crianças com microcefalia e evidências laboratoriais de infecção por vírus Zika na infância, de acordo com pesquisas em Morbidity and Mortality Weekly Report, dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos.

Pesquisadores americanos e brasileiros caracterizaram a saúde e o desenvolvimento subsequentes de crianças com microcefalia e evidências laboratoriais de infecção pelo vírus Zika na infância. Os dados foram incluídos para 19 crianças que foram avaliadas através de avaliações clínicas, entrevistas com cuidadores e revisão de registros médicos.

Os pesquisadores descobriram que a maioria dessas crianças apresentava comprometimento motor grave, distúrbios convulsivos, anormalidades auditivas e visuais, dificuldades de alimentação e dificuldades de sono durante o seguimento (idade de 19 a 24 meses, mediana de 22 meses). Todas as crianças tinham pelo menos uma dessas condições, 12 tinham de três a cinco, e dois tinham as seis condições.

Segundo os pesquisadores, essas crianças precisarão de cuidados especializados de clínicos e cuidadores à medida que envelhecem. Essas descobertas permitem antecipar as necessidades de atendimento médico e social das crianças afetadas e suas famílias.

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2017;66:1347–1351.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários