Notícias de saúde

Consumo de chá quente poderia reduzir o risco de glaucoma

17 de janeiro de 2018 (Bibliomed). Indivíduos que consomem chá quente diariamente podem ter um risco menor de desenvolver glaucoma, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Ophthalmology.

Investigadores da Brown University avaliaram a associação entre o consumo de café, chá ou refrigerantes e o glaucoma entre 1.678 participantes do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição, de 2005 a 2006.

Os pesquisadores descobriram que a prevalência geral de glaucoma foi de 5,1% (84 pacientes). Não houve associação significativa entre glaucoma e consumo de café com cafeína e descafeinado, chá gelado e refrigerantes. No entanto, os participantes que consumiram pelo menos uma xícara de chá quente diariamente tiveram uma probabilidade reduzida de 74% de ter glaucoma versus aqueles que não beberam chá quente (odds ratio ajustado, 0,26). No entanto, a associação não foi significativa para o chá quente descafeinado e o glaucoma.

Segundo os autores da pesquisa, este é um estudo limitado pelo seu desenho transversal e uso de testes estatísticos múltiplos, sendo que estudos prospectivos maiores são necessários para investigar a associação proposta entre o consumo de chá e o menor risco de glaucoma.

Fonte: British Journal of Ophthalmology Published Online First: 14 December 2017. DOI: 10.1136/bjophthalmol-2017-310924

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários