Notícias de saúde

Cirurgia bariátrica altera o metabolismo dos ácidos graxos no fígado

16 de janeiro de 2018 (Bibliomed). A cirurgia bariátrica, de redução do estomago, parece mudar o metabolismo dos ácidos graxos (gorduras) no fígado, de acordo com um estudo publicado no periódico Diabetes Care.

Pesquisadores da Finlândia mediram a absorção de ácidos graxos do fígado (LFU), o fluxo sanguíneo e o teor de gordura (LFC) em 14 indivíduos magros (controles) e 25 indivíduos obesos antes da cirurgia bariátrica e seis meses depois.

Os pesquisadores descobriram que o aumento da absorção de ácidos graxos do fígado em indivíduos obesos correlacionou-se com a adiposidade corporal. Embora o teor de gordura tenha permanecido elevado em comparação com os controles, diminuiu no pós-operatório. O LFC também foi normalizado. Comparado com os controles, o fluxo sanguíneo do fígado (por unidade de volume) foi maior em indivíduos obesos na linha de base e aumentou ainda mais no pós-operatório. À medida que o volume do fígado diminuiu, o fluxo total de sangue do órgão permaneceu inalterado.

Assim, os autores acreditam que as mudanças na perfusão podem contribuir para melhorar o metabolismo do fígado no pós-operatório.

Fonte: Diabetes Care 2017 Nov; dc170738. DOI:10.2337/dc17-0738

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários