Notícias de saúde

Vício em smartphones pode criar desequilíbrio no cérebro

18 de dezembro de 2017 (Bibliomed). Pesquisadores encontraram um desequilíbrio na química do cérebro de jovens viciados em smartphones e internet, de acordo com um estudo apresentado na reunião anual da Radiological Society of North America (RSNA).

De acordo com um recente estudo do Pew Research Center, 46% dos americanos dizem que não poderiam viver sem os seus smartphones. Embora este sentimento seja claramente uma hipérbole, mais e mais pessoas estão cada vez mais dependentes de smartphones e outros dispositivos eletrônicos portáteis para notícias, informações, jogos e até mesmo chamadas ocasionais.

Junto com uma crescente preocupação de que os jovens, em particular, possam estar passando muito tempo olhando seus celulares em vez de interagir com outros indivíduos, questionam-se os efeitos imediatos disso sobre o cérebro e as possíveis consequências a longo prazo de tais hábitos.

Pesquisadores da Coréia em Seul usaram a espectroscopia de ressonância magnética (MRS) para obter uma visão única dos cérebros dos adolescentes dependentes de smartphones e internet. MRS é um tipo de ressonância magnética que mede a composição química do cérebro.

O estudo envolveu 19 jovens (idade média de 15,5 e 9 do sexo masculino) com diagnóstico de dependência de internet ou smartphones e 19 controles saudáveis ​​pareados por e idade. Doze jovens da juventude viciada receberam nove semanas de terapia comportamental cognitiva, modificada a partir de um programa de terapia cognitiva para o vício em jogos, como parte do estudo.

Os pesquisadores usaram testes de dependência de internet e smartphone padronizados para medir a gravidade do vício em internet. Perguntas centradas na medida em que o uso de internet e smartphone afeta rotinas diárias, vida social, produtividade, padrões de sono e sentimentos. Quanto maior a pontuação, mais grave é o vício.

O estudo mostrou que os adictos adolescentes apresentaram pontuações significativamente maiores em depressão, ansiedade, gravidade da insônia e impulsividade.

Fonte: Radiological Society of North America.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários