Notícias de saúde

Novas orientações do CDC para infecção materna e neonatal pelo vírus Zika

14 de novembro de 2017 (Bibliomed). Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos atualizaram suas orientações provisórias para os prestadores de cuidados de saúde dos Estados Unidos que cuidam de bebês com possível infecção congênita do vírus Zika, de acordo com um relatório publicado no Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade.

Pesquisadores do Serviço de Inteligência Epidêmica do CDC em Atlanta, e colegas escrevem que a orientação foi atualizada com base em orientações recentemente publicadas para prestadores de cuidados de saúde cuidando mulheres grávidas com possível exposição ao vírus Zika, sensibilidade desconhecida e especificidade dos exames diagnósticos atualmente disponíveis para infecção congênita do vírus Zika, e reconhecimento de achados clínicos adicionais associados à infecção congênita do vírus Zika.

A mais recente orientação exige que todos os bebês nascidos de mães com possível exposição ao vírus Zika durante a gravidez recebam uma avaliação ao nascer e em cada visita subsequente de criança, incluindo um exame físico abrangente, triagem de visão apropriada à idade e monitoramento e seleção de desenvolvimento usando ferramentas validadas. As crianças também devem passar por uma avaliação de audição no nascimento. Para três cenários clínicos, existem exames laboratoriais específicos e orientação de avaliação clínica.

Para lactentes com achados clínicos consistentes com a síndrome de Zika congênita, independentemente dos resultados de exames maternos e dos lactentes sem achados clínicos consistentes com a síndrome congênita de Zika que nasceram de mães com evidência laboratorial de possível infecção pelo vírus Zika, outros exames e avaliação para o vírus Zika devem ocorrer . Para lactentes sem achados clínicos cujas mães não apresentaram evidência laboratorial de possível infecção por vírus Zika, nenhum outro exame ou avaliação é recomendado.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR). October 20, 2017/66(41);1089–1099

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários