Notícias de saúde

Infecções no centro cirúrgico aumentam em pacientes com relato de alergia à penicilina

08 de novembro de 2017 (Bibliomed). Os pacientes com alergia à penicilina aumentaram as probabilidades de infecção no sítio cirúrgico (SSI), de acordo com um estudo publicado na revista em Clinical Infectious Diseases para coincidir com a apresentação na IDWeek, a reunião anual combinada da Sociedade de Doenças Infecciosas da América, a Sociedade para Epidemiologia da Saúde da América, da Associação de Medicina do HIV, e da Sociedade de Doenças Infecciosas Pediátricas, realizada de 4 a 8 de outubro de 2017 em San Diego.

Investigadores do Hospital Geral de Massachusetts em Boston, e colegas realizaram um estudo de coorte retrospectivo envolvendo 8.385 pacientes que passaram por 9.004 procedimentos de 2010 a 2014.

Um total de 11% dos pacientes relatou uma alergia à penicilina, e 2,7% tiveram uma SSI. Os pesquisadores descobriram que os pacientes que relatavam uma alergia à penicilina haviam aumentado as probabilidades de SSI na regressão logística multivariável (odds ratio ajustado, 1,51). Em comparação com pacientes sem alergia à penicilina relatada, aqueles que relataram alergia à penicilina receberam menos cefazolina e mais clindamicina, vancomicina e gentamicina. O risco aumentado de SSI foi mediado inteiramente pelo recebimento do paciente de um antibiótico perioperatório alternativo. Para prevenir uma SSI, um número entre 112 e 124 pacientes com relato de alergia a penicilina precisariam de avaliação se esta alergia realmente existiria.

Portanto, pacientes com uma alergia à penicilina relatada tiveram chances de aumento de 50% de SSI, atribuíveis ao recebimento de antibióticos perioperatórios de segunda linha, segundo os autores.

Fonte: Clinical Infectious Diseases, cix794, DOI:10.1093/cid/cix794

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários