Notícias de saúde

Médicos que twittam sobre drogas podem ter conflitos de interesse

13 de outubro de 2017 (Bibliomed). A maioria dos médicos no Twitter tem um conflito de interesses financeiro (FCOI) e frequentes escrevem textos mencionam drogas específicas para as quais eles têm um conflito, de acordo com um estudo publicado na revista The Lancet Hematology.

Pesquisadores da cidade de Portland examinaram se os médicos em conflito escrevem tweets sobre produtos específicos para os quais eles têm um conflito de interesses financeiro. Um total de 156 médicos que twittaram uma mediana de 584 vezes foram incluídos, com um pagamento geral médio de 2014 totalizando US$13.600.

Os pesquisadores descobriram que 81% dos médicos mencionaram pelo menos um medicamento de uma empresa para a qual eles tinham um FCOI e 88% mencionaram pelo menos um medicamento para o qual eles não tinham um FCOI. Cinquenta e dois% das 4.358 menções totais de drogas consideravam drogas conflitantes. Apenas 1,3% dos médicos incluíram uma divulgação relacionada ao pagamento; sstes estavam em sua biografia no Twitter. Os tweets conflitantes eram mais propensos a serem positivos, de forma similar, provavelmente neutros, e menos probabilidades de serem negativos, em comparação com tweets sobre drogas não conflitantes codificadas aleatoriamente.

Portanto, estes resultados levantam a preocupação de que os conflitos de interesse financeiros devem ser considerados com o crescente uso das mídias sociais para discutir os produtos e práticas no câncer, bem como as políticas de divulgação, divisão, auditoria e recusa.

Fonte: The Lancet Hematology, PIIS2352-3026(17)30109-6

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários