Notícias de saúde

Mulheres não relatam depressão pós-parto

25 de setembro de 2017 (Bibliomed). Uma em cada cinco novas mães que desenvolvem depressão pós-parto ou outro transtorno de humor depois do parto sofrem em silêncio, de acordo com um estudo publicado na revista Maternal and Child Health Journal.

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte em Raleigh e colegas convidaram a 211 mulheres que deram à luz nos últimos três anos para participar de uma pesquisa anônima. As mães foram perguntadas se apresentavam sintomas de transtornos de humor pós-parto e se falaram a um médico, enfermeiro, consultor de lactação ou doula sobre esses sintomas. Também foram questionados sobre quaisquer barreiras que as impedissem de procurar cuidados.

A pesquisa mostrou que 51% das mães envolvidas no estudo preencheram critérios para um transtorno de humor pós-parto. Desse grupo, cerca de 20% nunca contaram a um profissional de saúde sobre seus problemas. As novas mães que apresentaram os maiores níveis de estresse e aquelas com as redes de apoio mais fortes foram mais propensas a buscar ajuda para um transtorno de humor após o parto, segundo os pesquisadores. Em geral, as mulheres que estavam desempregadas, tinham uma história de problemas de saúde mental ou apresentavam os sintomas mais graves de um transtorno do humor, que provavelmente apresentavam diversos problemas para acessar os cuidados necessários.

Esta nova pesquisa destaca a importância das redes de apoio e a necessidade de normalizar a grande variedade de reações que as mulheres têm após o parto.

Fonte: Maternal and Child Health Journal. pp 1–10. 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários