Notícias de saúde

Atendimentos virtuais são tão eficazes quanto presenciais na doença de Parkinson

11 de setembro de 2017 (Bibliomed). Os atendimentos virtuais em casa por neurologistas podem ser de grande interesse e proporcionar uma conveniência substancial para pacientes com doença de Parkinson, de acordo com um estudo publicado na revista Neurology.

A pesquisa incluiu 195 pacientes que receberam atendimento de seu médico habitual ou seus cuidados habituais mais até quatro visitas por vídeo (virtuais) com um neurologista que não tinham visto antes.

As visitas virtuais foram tão eficazes quanto as visitas presenciais. Em ambos os grupos, a qualidade de vida, a qualidade dos cuidados e o fardo para os cuidadores foi o mesmo, disseram os pesquisadores. Cada visita virtual economizou os pacientes em uma média de 169 minutos e quase 100 milhas de deslocamento, de acordo com um boletim de notícias do jornal que acompanha o estudo. Noventa e sete por cento dos pacientes e 86% dos neurologistas disseram estar satisfeitos com as consultas virtuais e 55% dos pacientes disseram preferir consultas virtuais às consultas presenciais.

Os atendimentos domiciliares virtuais têm o potencial de aumentar drasticamente o acesso aos cuidados para pessoas com uma doença tão debilitante, disseram os autores de um editorial que acompanhou a publicação.

Fonte: Neurology 10.1212/WNL.0000000000004357

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários