Notícias de saúde

Existe relação entre religiosidade e obesidade

30 de agosto de 2017 (Bibliomed). Existem evidências de uma associação significativa entre a afiliação religiosa e o peso corporal, estando a religiosidade associada significativamente ao maior peso corporal, de acordo com pesquisa publicada na revista Obesity Reviews.

Pesquisadores da Universidade de Arkansas para Ciências Médicas em Little Rock realizaram uma revisão sistemática da literatura para identificar estudos quantitativos envolvendo a religião e o peso. As conclusões foram resumidas para duas categorias de variáveis ​​religiosas: afiliação religiosa e religiosidade.

Os pesquisadores descobriram que, para a afiliação religiosa, havia associações significativas com peso corporal em estudos transversais e longitudinais. Especificamente, em análises transversais, os adventistas do sétimo dia tinham menor peso corporal do que outras denominações. Houve associações significativas entre maior religiosidade e maior peso corporal em estudos transversais e longitudinais.

Ainda, uma maior proporção de estudos com uma amostra representativa, análises longitudinais e amostras apenas para homens relataram associações significativas entre religiosidade e peso.

Fonte: Obesity Reviews, DOI: 10.1111/obr.12569.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários