Notícias de saúde

Atividade física ajuda na prevenção da mortalidade

15 de agosto de 2017 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, usaram três amostras representativas a nível nacional (tamanho total da amostra, 61.141 adultos dos EUA) para examinar a relação entre as percepções dos indivíduos sobre seu nível de atividade física e resultados de mortalidade. Os dados do Inquérito Nacional de Intervenção de Saúde de 1990 e do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição de 1999 a 2002/2003 a 2006 foram ligados a dados do Índice Nacional de Morte até 2011, com acompanhamento de até 21 anos.

Os pesquisadores observaram uma associação para a atividade física percebida em relação aos pares com risco de mortalidade. Em comparação com aqueles que se percebiam como mais ativos, aqueles que se percebiam como menos ativos tinham 71% mais chances de morrer no período de acompanhamento. Esta constatação persistiu em três amostras e após o ajuste para covariáveis, incluindo os níveis reais de atividade física.

A pesquisa concluiu que a atividade física percebida está associada à mortalidade, mesmo após ajuste para a atividade física real. A pesquisa foi publicada na revista Health Psychology.

Segundo os autores, os resultados sugerem que as percepções sobre comportamentos de saúde podem desempenhar um papel importante na formação de resultados de saúde.

Fonte: Health Psychology. Online First Publication, July 20, 2017.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários