Notícias de saúde

Ioga é eficaz no tratamento da dor lombar

21 de julho de 2017 (Bibliomed). Ioga pode ser tão efetivo quanto a fisioterapia para alívio da dor e melhora funcional em pacientes com dor lombar crônica, de acordo com um estudo publicado on-line em junho de 2017 na revista Annals of Internal Medicine.

O estudo incluiu 320 pacientes que eram de baixa renda e advindos de minorias, todos com dor lombar persistente durante pelo menos 12 semanas. Sua idade média era de 46 anos. Os pacientes foram distribuídos aleatoriamente para 12 aulas semanais de ioga, 15 sessões de fisioterapia ou um grupo educacional que recebeu informações sobre como gerenciar a sua dor nas costas. Após as primeiras 12 semanas, os praticantes de ioga foram designados para continuar a tomar aulas ou praticar em casa, com a ajuda de um DVD, manual e adereços para realizar os exercícios de ioga.

No ponto de 12 semanas, o programa de ioga foi verificado como sendo não inferior à fisioterapia administrada individualmente para mudanças funcionais e dores nas costas. Os participantes em grupos de ioga e fisioterapia eram mais propensos a reportar melhorias clinicamente significativas na função e eram mais propensos a interromper a medicação para dor do que os participantes da educação.

Segundo os investigadores, de uma maneira geral, tanto os praticantes de ioga como os pacientes de fisioterapia notaram que os benefícios duraram mais de um ano. Ainda segundo eles, o ioga oferece benefícios tangíveis às pessoas sem muito risco, representando uma ferramenta entre muitas na abordagem de pacientes com dor lombar.

Fonte: Ann Intern Med. 2017. DOI: 10.7326/M16-2579

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários