Notícias de saúde

Meninos obesos têm maior risco de desenvolver câncer de cólon quando adultos

30 de junho de 2017 (Bibliomed). Meninos com excesso de peso podem ter mais probabilidade de desenvolver câncer do cólon mais tarde na vida, mas perder peso parece diminuir esse risco, de acordo com um estudo apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade, realizada de 17 a 20 de maio de 2017 no Porto, em Portugal.

Os pesquisadores examinaram os registros de saúde de mais de 61 mil homens na Dinamarca nascidos entre 1939 e 1959. Durante uma média de 25 anos de seguimento, mais de 700 desenvolveram câncer de cólon quando adultos.

Homens que tinham excesso de peso aos sete anos e ainda estavam acima do peso como adultos jovens tinham duas vezes o risco de câncer de cólon em comparação com aqueles que sempre tiveram um peso saudável. No entanto, os homens que tinham sobrepeso na infância, mas tinha um peso saudável como adultos jovens não tiveram um risco aumentado de câncer do cólon, segundo os investigadores.

Os próximos passos serão expandir o foco da pesquisa e examinar outras formas de câncer, juntamente com outras doenças não transmissíveis para criar uma imagem completa de como o desenvolvimento do peso de um homem em toda a sua vida, mesmo desde o nascimento, está associado com o risco da doença.

Fonte: 24th European Congress on Obesity, Porto, May 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários