Notícias de saúde

Tatuagens de hena podem desencadear alergia

23 de junho de 2017 (Bibliomed). A tinta henna preta, usada em tatuagens temporárias da pele, pode desencadear reações de alergia (hipersensibilidade) tardia tipo IV, de acordo com um artigo publicado na revista BMJ Case Reports.

Pesquisadores britânicos descreveram o caso de uma criança de 10 anos de idade, com uma história de três semanas de uma erupção cutânea eritematosa, pruriginosa, papulovesicular em seu braço direito, que começou quatro dias após a aplicação de uma tatuagem de henna negra temporária.

Os autores observam que o menino era anteriormente saudável, sem história prévia de atopia, eczema, ou quaisquer reações alérgicas. Uma lesão de pele papulovesicular eritematosa, parcialmente recoberta com crosta foi observada no exame. Edema eritematoso difuso foi encontrado na pele circundante, que estava quente e dolorosa ao toque. O paciente foi diagnosticado com hipersensibilidade retardada tipo IV à henna preta com áreas celulite. A paciente foi tratada com três dias de clindamicina intravenosa seguido de quatro dias de flucloxacilina oral. Durante sete dias, foram aplicados ácido fuscidico tópico além de acetato de hidrocortisona creme e emolientes. Após 48 horas, a melhora foi notada com a rápida resolução da inflamação circundante. Depois de uma semana, hipopigmentação residual da área de tatuagem foi visto.

Fonte: BMJ Case Reports 2016; doi:10.1136/bcr-2015-212232

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários