Notícias de saúde

Uso de tablets e smatphones pode atrasar a fala de crianças

29 de maio de 2017 (Bibliomed). Deixar um bebê ou uma criança pequena usar um smartphone ou tablet pode levar a atrasos na fala, de acordo com um estudo apresentado na reunião anual da Pediatric Academic Societies, realizada de 6 a 9 de maio de 2017 em San Francisco.

A nova pesquisa incluiu 894 crianças de Toronto, Canadá, com idades entre seis meses e dois anos. Em seu check-up de 18 meses, 20% das crianças usavam dispositivos portáteis como smartphones, tablets e jogos eletrônicos em média 28 minutos por dia.

Os pesquisadores disseram que quanto mais tempo as crianças gastavam nesses dispositivos, mais provável elas teriam atrasos na fala expressiva. Especificamente, para cada aumento de 30 minutos no tempo da tela de mão, havia um risco aumentado de 49% de atraso expressivo da fala. Os pesquisadores não encontraram uma ligação entre o uso desses dispositivos e outros atrasos de comunicação, como interação social, linguagem corporal ou gestos.

Os resultados suportam uma recomendação recente da Academia Americana de Pediatria (AAP) para desencorajar qualquer tipo de mídia de tela em crianças com menos de 18 meses. Em um comunicado de imprensa da AAP, este é o primeiro estudo a relatar uma associação entre tempo de tela de mão e maior risco de atraso de linguagem expressiva.

Fonte: Pediatric Academic Societies meeting, 6 a 9 de maio de 2017, San Francisco.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários