Publicidade

Notícias de saúde

Uso de codeína e tramadol pode trazer riscos para crianças

16 de maio de 2017 (Bibliomed). As crianças com menos de 12 anos não deveriam receber nenhum medicamento contendo codeína ou tramadol, devido ao risco de graves problemas respiratórios com risco para a vida, alertou a Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA).

As crianças com menos de 18 anos também não deveriam receber tramadol para tratar a dor após cirurgia de amigdalectomia ou adenoidectomia, segundo o FDA. A bula da codeína já alerta para o uso pós-operatório em crianças. A agência também aconselha que estas drogas não devem ser usadas em crianças de 12 a 18 anos que são obesas, têm apneia obstrutiva do sono, ou têm um sistema respiratório enfraquecido. As mães amamentando também devem evitar o uso desses medicamentos.

Algumas crianças e adultos estão geneticamente predispostas a metabolizar os opioides mais rapidamente, disse a FDA. Isso pode levar o nível de narcóticos na corrente sanguínea a se elevar demasiado alto e muito rapidamente, arriscando causar uma overdose em crianças, devido ao seu menor tamanho. O FDA tomou esta conduta devido ao fato de ser muito difícil determinar qual criança ou mãe tem esse risco.

Etiquetas de advertência sobre medicamentos contendo codeína ou tramadol serão reforçadas para refletir esses perigos potenciais.

Fonte: FDA Statement. 2017-04-20.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: