Notícias de saúde

Ioga pode ser usada no tratamento dos sintomas da depressão

25 de abril de 2017 (Bibliomed). Sessões semanais de ioga e exercícios de respiração profunda podem ajudar a aliviar os sintomas de depressão, de acordo com um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine.

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, e colegas acompanharam os resultados de 30 pessoas com transtorno depressivo maior. Todos foram aleatoriamente designados para tomar parte em uma intervenção de ioga de "alta dose" ou "baixa dose". O grupo de alta dose tinha três aulas de ioga de 90 minutos cada semana, juntamente com a prática em casa, enquanto o grupo de baixa dose envolveu-se em duas sessões de 90 minutos de ioga por semana, além de prática em casa. Os participantes praticaram ioga Iyengar, um método que se concentra em detalhes, precisão e alinhamento na postura, e controle da respiração.

Os pesquisadores descobriram que ambos os grupos tiveram reduções significativas em seus sintomas de depressão. Aqueles que fizeram três aulas semanais de ioga tiveram menos sintomas depressivos do que aqueles do grupo de baixa dose, mas os investigadores disseram que mesmo duas aulas por semana ainda eram muito eficazes para melhorar o humor das pessoas.

Fonte: The Journal of Alternative and Complementary Medicine. DOI:10.1089/acm.2016.0140.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários