Notícias de saúde

Preço baixo aumenta o consumo de alimentos saudáveis

18 de abril de 2017 (Bibliomed). Os governos poderiam aumentar o consumo de alimentos saudáveis, tornando-os mais baratos, além de exigir que os alimentos não saudáveis ​​sejam mais caros, de acordo com a pesquisa publicada na revista PLOS ONE.

Os achados são baseados em uma análise de 30 estudos. Onze estudos analisaram o que aconteceu quando alimentos insalubres foram tributados. Dezenove estudos exploraram o que as pessoas escolhem comer quando os subsídios baixam o preço de alimentos mais saudáveis.

Os pesquisadores descobriram que o consumo de produtos aumentou em 14% para cada redução de 10% no preço. Um aumento semelhante no consumo ocorreu quando outros alimentos mais saudáveis ​​tornaram-se menos dispendiosos. As mudanças nos preços dos produtos também foram associadas à redução do índice de massa corporal. Um aumento de 10% no preço das bebidas açucaradas e do fast food não-saudável se traduziu em quedas no consumo de 7 e 3%, respectivamente.

As descobertas sugerem que os subsídios e os impostos são uma ferramenta altamente eficaz para normalizar o preço dos alimentos em direção aos seus verdadeiros custos sociais.

Fonte: PLOS One. DOI:10.1371/journal.pone.0172277

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários