Notícias de saúde

Efeitos cardíacos causados pela infecção pelo vírus Zika

17 de abril de 2017 (Bibliomed). O vírus Zika pode ter efeitos prejudiciais sobre o coração em alguns pacientes infectados por ele, de acordo com a pesquisa apresentada na reunião anual do American College of Cardiology, realizada de 17 a 19 março de 2017 em Washington, DC.

O novo estudo identificou nove pacientes venezuelanos que foram tratados no Instituto de Medicina Tropical em Caracas, Venezuela, país que é um dos epicentros do surto de vírus Zika. Apenas um paciente tinha qualquer problema cardíaco anterior, e que se tratava de uma hipertensão arterial bem controlada.

Todos os nove pacientes foram positivos para a infecção por Zika. A equipe observou sintomas cardíacos como palpitações, fadiga e falta de ar ao lado de sintomas mais comuns de Zika, incluindo erupção cutânea, febre e conjuntivite. Oito dos nove pacientes desenvolveram arritmias e dois terços tinham evidência de insuficiência cardíaca.

Segundo os pesquisadores, os médicos devem considerar realizar um eletrocardiograma para todos os pacientes infectados com Zika e fazer exames de acompanhamento se for detectado um batimento cardíaco irregular.

Fonte: ACC's Annual Scientific Session 2017, Washington, DC, março 17-19/ 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários