Notícias de saúde

Periodontite está associada a casos de pré-diabetes

30 de março de 2017 (Bibliomed). A doença periodontal pode ser um sinal de diabetes tipo 2 não diagnosticado, de acordo com um estudo publicado na revista BMJ Open Diabetes Research & Care.

O novo estudo incluiu 313 indivíduos de uma clínica odontológica em Amsterdã com diferentes níveis de periodontite, ou então com gengivas saudáveis. Cento e vinte e seis tinham periodontite leve a moderada e 78 tinham periodontite grave. O restante dos indivíduos tinha gengivas saudáveis.

Em pessoas que nunca tinham sido diagnosticadas com diabetes, os pesquisadores descobriram que 47% do grupo com periodontite grave tinha pré-diabetes e 18,1% tinham diabetes tipo 2. No grupo de leve a moderada, 46 ​​% foram encontrados como tendo pré-diabetes e 9,9% descobriram que tinham diabetes tipo 2. Havia ainda um número significativo de pessoas no grupo de gengivas saudáveis ​​que tinham pré-diabetes - 37% tinham pré-diabetes e 8,5% tinham diabetes tipo 2.

Assim, segundo os autores, um número considerável de suspeita de novos casos de diabetes pode ser identificado através do exame odontológico.

Fonte: Periodontitis as a possible early sign of diabetes mellitus BMJ Open Diabetes Research and Care 2017;5:e000326.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários