Notícias de saúde

Café acelera o retorno dos movimentos intestinais após cirurgia ginecologia

16 de março de 2017 (Bibliomed). O consumo de café acelera o tempo para ocorrer o movimento intestinal após cirurgia de estadiamento de cânceres ginecológicos, diz um estudo publicado na revista American Journal of Obstetrics & Gynecology.

Pesquisadores da Turquia realizaram um estudo randomizado controlado envolvendo 114 pacientes que foram aleatorizados no pré-operatório para o consumo de café no pós-operatório três vezes ao dia (58 pacientes) ou cuidados pós-operatórios de rotina, sem consumo de café (56 pacientes). Como parte da cirurgia de estadiamento completo para câncer endometrial, de ovário, do colo do útero, ou de trompas, todas as pacientes foram submetidas a histerectomia (retirada do útero) abdominal total e salpingo-ooforectomia (retirada das trompas e do ovário) bilateral com linfadenectomia (retirada dos gânglios linfáticos) pélvica e para-aórtica.

Os pesquisadores descobriram que as pacientes que consumiram café tinham tempo médio significativamente reduzido de aparecimento de flatos (30,2 ± 8,0 versus 40,2 ± 12,1 horas), tempo de defecação (43,1 ± 9,4 versus 58,5 ± 17,0 horas) e tempo para a capacidade de tolerar alimentos (3,4 ± 1,2 versus 4,7 ± 1,6 dias), em comparação com indivíduos do grupo controle (todos P <0,001). Os sintomas leves de paralisa de movimentos intestinais (íleo) foram observados em 30,4 e 10,3% dos pacientes nos grupos controle e de café, respectivamente (p = 0,01). O consumo de café foi bem tolerado e bem aceito, sem efeitos secundários relacionados com intervenção-.

Portanto, este tratamento simples, barato, e bem tolerado deveria ser considerado como um complemento para o cuidado pós-operatório de pacientes de oncologia ginecológica.

Fonte: The American Journal of Obstetrics and Gynecology. February 2017Volume 216, Issue 2, Pages 145.e1–145.e7

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários