Notícias de saúde

Asma aumenta o risco de obesidade em crianças

06 de março de 2017 (Bibliomed). O risco de desenvolver obesidade na infância e adolescência está aumentado para crianças com asma, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

Pesquisadores americanos examinaram os efeitos da asma e do uso de medicamentos para esta condição no desenvolvimento da obesidade infantil entre 2.171 crianças não obesas, com idade entre 5 a 8 anos. A análise foi replicada em uma amostra independente de 2.684 crianças acompanhados desde os 9,7 até 17,8 anos de idade.

Os investigadores verificaram que, após o ajuste para fatores de confusão, o risco de desenvolvimento de obesidade infância e adolescência foi aumentou significativamente para as crianças com diagnóstico de asma, em comparação com as crianças sem asma no início do estudo (hazard ratio, 1,51). O risco de desenvolvimento da obesidade foi reduzido com uso de medicações de tratamento da asma na coorte estudada (relação de risco, 0,57). Na coorte independente, os pesquisadores replicaram a correlação significativa entre a história asma e risco aumentado de desenvolver obesidade.

Portanto, as crianças com asma podem estar sob maior risco de obesidade. O uso de medicação de tratamento da asma parece reduzir o risco de obesidade, independente da atividade física.

Fonte: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários