Notícias de saúde

Maior fragilidade corporal está relacionada a níveis mais baixos de vitamina D em mulheres idosas

14 de fevereiro de 2017 (Bibliomed). Para as mulheres mais velhas, um baixo nível de vitamina D está associado à maior fragilidade corporal incidente, de acordo com um estudo publicado na revista Journal of the American Geriatrics Society.

Investigadores da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos, realizaram um estudo prospectivo envolvendo 369 mulheres participantes do Women's Health and Aging Study II, com idade entre 70 a 79 anos, que estavam isentas de fragilidade corporal no momento inicial do estudo. Os autores examinaram a correlação entre a concentração de 25-hidroxivitamina D (25 D [OH]) circulante no soro e a incidência de fragilidade.

Os pesquisadores descobriram que a taxa de incidência de fragilidade por 1.000 pessoas-ano em participantes com 25 (OH) D <10 ng/mL e ≥30 ng/mL foi de 32,2 e 12,9, respectivamente. Uma maior incidência de fragilidade foi observada naquelas mulheres com menor de 25 (OH) D na analise cumulativa, embora as diferenças não foram significativas. A incidência de fragilidade foi quase três vezes maior com níveis de 25 (OH) D <10 ng/mL versus ≥30 ng/mL.

Fonte: Journal of the American Geriatrics Society.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários