Notícias de saúde

Catarata aumenta o risco de depressão em idosos

31 de janeiro de 2017 (Bibliomed). A catarata relacionada à idade está associada a uma maior probabilidade de sintomas depressivos, de acordo com um estudo publicado na revista Optometry and Vision Science.

Pesquisadores chineses realizaram um estudo com base na comunidade de 4.611 adultos com 60 anos ou mais para examinar a correlação entre a idade relacionada com a catarata e sintomas depressivos. A escala de depressão do Questionário de Saúde do Paciente com nove itens foi utilizada para medir os sintomas depressivos em 4.597 participantes do estudo; As cataratas relacionadas com a idade foram classificadas clinicamente utilizando o esquema do Lens Opacities Classification System III.

Os pesquisadores descobriram que, em comparação com adultos sem catarata, os adultos com catarata tinham maiores probabilidades de ter sintomas depressivos após ajuste por idade, sexo, nível educacional, renda mensal, viver sozinho, tabagismo, consumo de álcool, e apresentar acuidade visual (odds ratio, 1,33). O risco de sintomas depressivos não diferiu significativamente para aqueles com catarata bilateral e unilateral. As probabilidades de ter sintomas depressivos foram maiores para pacientes com catarata com menos educação versus aqueles com níveis mais altos de educação.

O estudo concluiu que a catarata relacionada à idade foi relacionada com a presença de sintomas depressivos entre os adultos mais velhos, particularmente em pessoas com pouca escolaridade.

Fonte: Optometry & Vision Science. December 2016 - Volume 93 - Issue 12 - p 1479–1484

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários