Notícias de saúde

Maconha pode afetar as células da retina

27 de janeiro de 2017 (Bibliomed). Os usuários regulares de maconha parecem ter um ligeiro atraso na sinalização de células ganglionares da retina (RGC), de acordo com um estudo publicado na revista JAMA Ophthalmology.

O achado decorre de pesquisas preliminares envolvendo 52 participantes, 28 dos quais eram usuários regulares de maconha, definidos como consumo de cannabis pelo menos sete vezes por semana. Os pesquisadores realizaram testes de sinalização neural para comparar a função RGC entre os fumantes regulares de cannabis e os não fumantes.

Os testes demonstraram que usuários regulares de cannabis apresentavam um retardo de 10 milissegundos na velocidade com que suas RGCs enviaram sinais-chave para o cérebro através do nervo óptico.

Apesar dos resultados, a conclusão de que a cannabis causa disfunção das células ganglionares da retina não pode ser feita com um grau de certeza com base na evidência fornecida no presente estudo, segundo os autores de um editorial publicado no mesmo número da revista. Segundo o editorial a questão deve ser reexaminada com alguma urgência, usando um grau de rigor científico, que pode ser desafiador em jurisdições onde o consumo de cannabis é ilegal.

Fonte: JAMA Ophthalmol. Published online December 8, 2016.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários