Notícias de saúde

Ioga pode ser benéfica na Síndrome do Intestino Irritável

12 de janeiro de 2017 (Bibliomed). A Ioga está associado a menores sintomas intestinais, menor gravidade da doença e diminuição da ansiedade em pacientes com síndrome do intestino irritável, de acordo com uma revisão publicada na edição de dezembro de 2016 da revista Clinical Gastroenterology and Hepatology.

Pesquisadores alemães realizaram uma revisão sistemática para examinar os efeitos do ioga sobre os sintomas a síndrome do intestino irritável. Os dados foram analisados ​​a partir de seis ensaios clínicos randomizados com 273 doentes que compararam o ioga com cuidados habituais, não farmacológicos ou intervenções farmacológicas.

Os pesquisadores descobriram que havia evidências de um efeito benéfico para a intervenção com ioga versus tratamento convencional, com redução significativa dos sintomas intestinais, menor gravidade do quadro e menor ansiedade. Quando comparado com nenhum tratamento, após o ioga houve melhorias significativas na qualidade de vida, melhoria global e funcionamento físico. Em dois ensaios controlados randomizados que relataram dados de segurança, não foram observados eventos adversos. O risco geral de viés não foi claro para os estudos incluídos.

Os resultados desta revisão sistemática sugerem que a ioga pode ser um tratamento coadjuvante e seguro para as pessoas com a síndrome do intestino irritável , segundo os autores.

Fonte: Clinical Gastroenterology and Hepatology. December 2016; Volume 14, Issue 12, Pages 1720–1731

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários