Notícias de saúde

Medicamentos para gastrite associados a aumento de derrames cerebrais

06 de janeiro de 2017 (Bibliomed). Os inibidores da bomba de prótons (IBPs), medicamentos popularmente usados para tratamento de condições com refluxo gastroesofágico ou gastrites, quando em doses elevadas, estão associados a um risco aumentado de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, de acordo com um estudo apresentado na reunião anual da American Heart Association, realizada de 12 a 16 de novembro de 2016 em Nova Orleans.

Os pesquisadores analisaram os registros de 244.679 pacientes dinamarqueses, com idade média de 57. Todos tinham sido submetidos a uma endoscopia. Durante cerca de seis anos de seguimento, 9.489 pacientes tiveram seu primeiro acidente vascular cerebral isquêmico. Os pesquisadores examinaram a associação entre AVC isquêmico e IBPs omeprazol, esomeprazol, lansoprazol e pantoprazol.

A equipe descobriu que os IBPs estavam associados a um risco global aumentado de acidente vascular cerebral de 21%. No entanto, o risco parece estar relacionado a altas doses dos medicamentos. A extensão do risco também dependia do IBP específico tomado. Na dose mais elevada, o risco de AVC variou de 30% para lansoprazol a 94% para pantoprazol.

Segundo os investigadores, os médicos que prescrevem IBPs devem considerar cuidadosamente se seu uso é mandatório, e por quanto tempo deveriam ser usados.

Fonte: American Heart Association Meeting, 12 a 16 de novembro de 2016, Nova Orleans.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários