Notícias de saúde

Substituir refrigerantes dietéticos por água pode levar a maior perda de peso nos diabéticos

26 de dezembro de 2016 (Bibliomed). Para as mulheres com excesso de peso e obesas com diabetes tipo 2, a substituição de bebidas dietéticas (BDs) pela água está associada a uma maior redução de peso e melhorias no metabolismo da glicose, de acordo com um estudo publicado na revista Diabetes, Obesity and Metabolism.

Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, e colegas compararam o efeito da substituição de BDs pela água em pacientes com diabetes tipo 2. Durante um programa de perda de peso de 24 semanas, 81 mulheres com sobrepeso e obesas com diabetes tipo 2 foram convidadas para substituir BDs pela água ou para continuar a beber BDs cinco vezes por semana depois do almoço.

Os pesquisadores descobriram que durante o período de 24 semanas, o grupo de água teve maiores reduções no peso, do índice de massa corporal, glicemia de jejum, insulina de jejum, modelo de avaliação da homeostase da resistência à insulina e glicose de duas horas pós-prandial em comparação com o grupo BDs. Durante o período de estudo, não houve interações significativas do tempo versus grupo para a circunferência da cintura, perfil lipídico, e hemoglobina glicada dentro dos grupos.

Portanto, segundo os autores, a substituição de bebidas dietéticas pela água após a refeição principal em mulheres adultas obesas com diabetes tipo 2 pode levar a maior redução de peso, durante um programa de perda de peso.

Fonte: Diabetes Obes Metab, 2016. doi: 10.1111/dom.12793

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários