Notícias de saúde

Cirurgia bariátrica é eficaz no tratamento do diabetes tipo 2

20 de dezembro de 2016 (Bibliomed). Que o Brasil é conhecido por ter aderido à cirurgia bariátrica como tratamento para obesidade, não é novidade. Agora o que vem sendo comprovado pela classe médica é o uso do mesmo tratamento para o controle do diabetes tipo 2 – uma das doenças com maior incidência em todos os países do mundo.

“Ao longo dos anos, podemos perceber que a cirurgia não proporciona apenas a perda de peso, mas altera o metabolismo de gasto energético e lipídios, por isso, em pacientes com diabetes tipo 2 é possível a regressão da doença”, analisa a gastroenterologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Lígia Maria Guimarães.

Para a especialista, essa melhora é tão aparente que resultados já comprovam pessoas que apresentaram a remissão completa, deixando de usar remédios. Em outros casos, pacientes abandonaram a insulina e passaram a fazer uso apenas de remédios via oral.

Apesar dessa conquista, a cirurgia para o diabetes tipo 2 ainda necessita de IMC acima de 35. As Sociedades Brasileiras de Cirurgia Bariátrica e a de Metabólica lutam, no entanto, para que esse índice seja diminuído para 30 ou 35.

A tendência, de acordo com a médica, é que a doença aumente em 50% na próxima década em todo o mundo.

Fonte: Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários