Notícias de saúde

Número de crianças que nascem com doença de Chagas na Bolívia ainda é elevado

14 de dezembro de 2016 (Bibliomed). Em média, quase três em cada 100 crianças nascem com a doença de Chagas em Chuquisaca, um Departamento (estado) da Bolívia. Esta taxa (2,6% dos nascimentos) indica que, embora a presença do inseto vetor das famílias na região tenha diminuído, ainda não se conseguiu eliminar a doença nas gerações futuras. Nos últimos 15 anos foi reduzida a infestação do vetor (barbeiro) nas casas de 70% para 1,9%.

A média de pacientes com a Doença de Chagas no Departamento é superior em 17 pontos percentuais em relação à média nacional. Em pessoas com mais de 15 anos de idade, a região registrou uma média de 56,8% diagnosticados com a doença, bem acima dos 40% no país.

Em indivíduos menores, com idades entre um a 14 anos de idade, 10,4 de cada 100 pessoas têm a doença, mas a partir dos 15 anos, o número sobe para atingir 56,8%, o que mostra, tal como interpretado por funcionários da saúde, que as novas gerações não estão mais expostas ao barbeiro como estavam os seus antecessores; mas também indica que a maioria dos casos de Chuquisaca ainda são devido à transmissão do parasita Trypanosoma cruzi pelo inseto.

Fonte: Correo del Sur (Bolivia)

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários