Notícias de saúde

Risco de amputação em diabéticos

29 de novembro de 2016 (Bibliomed). Dentre os pacientes com isquemia crítica dos membros, aqueles com diabetes mellitus (DM) estão sob maior risco de amputação, de acordo com um estudo publicado na revista Diabetes Care.

Investigadores holandeses examinaram as implicações de DM em uma população de pacientes com isquemia crítica do membro com acometimento arterial infrapoplíteo. Os dados individuais a partir de pacientes com este quadro foram reunidos, e as taxas de amputação e de grandes eventos (amputação maior ou morte) foram comparados nos pacientes portadores de arteriopatia com e sem DM.

Os pesquisadores verificaram que 49,1% dos 281 pacientes avaliados apresentavam DM. Aos cinco anos de seguimento a taxa de uma grande amputação foi maior em pacientes com DM versus sem DM (34,1 contra 20,4%). Não houve diferença na taxa de eventos principais e morte. Para risco de grande amputação, o risco relativo não ajustado de DM foi de 1,87.

O estudo concluiu que os pacientes com isquemia crítica dos membros com DM estão sob risco significativamente maior de sofrerem uma grande amputação do que os pacientes com isquemia crítica dos membros que não apresentam diabetes mellitus.

Fonte: Diabetes Care 2016 Sep; dc160850. DOI:10.2337/dc16-0850

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários