Notícias de saúde

Dieta mediterrânea e café podem ser benéficos para a visão

09 de novembro de 2016 (Bibliomed). Ingerir uma dieta mediterrânea e consumir cafeína pode diminuir as chances de um indivíduo de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma das principais causas de cegueira, indica um novo estudo apresentado na reunião anual da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), em Chicago, Estados Unidos.

Pesquisas anteriores mostraram que uma dieta mediterrânea - rica em frutas, legumes, cereais integrais, nozes, gorduras saudáveis ​​e peixes - beneficia o coração e reduz o risco de câncer. Mas tem havido pouca pesquisa sobre se ela ajuda a proteger contra doenças oculares, tais como a DMRI.

Através de questionários, os pesquisadores avaliaram as dietas de 883 pessoas, com idades entre 55 anos ou mais, em Portugal. Desses, 449 tiveram a DMRI em fase inicial e 434 não tiveram a doença ocular. Seguir regularmente uma dieta mediterrânea foi associado com um risco 35% menor de DMRI, sendo que comer muitas frutas foi especialmente benéfico.

Os pesquisadores também descobriram que as pessoas que consumiram altos níveis de cafeína pareciam ter um menor risco de DMRI. Entre aqueles que consumiram altos níveis de cafeína (cerca de 78 miligramas por dia, ou o equivalente a uma xícara de café expresso) 54% não tiveram a DMRI e 45% tiveram a doença ocular.

Os investigadores disseram que avaliaram o consumo de cafeína, porque ela é um antioxidante conhecido por proteger contra outros problemas de saúde, tais como a doença de Alzheimer. No entanto, o estudo não provou que o consumo de café e seguir uma dieta mediterrânea levou o risco de DMRI a cair.

Fonte: American Academy of Ophthalmology, news release, Oct. 16, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários