Notícias de saúde

Tabagismo passivo pela maconha pode levar a disfunção endotelial vascular

30 de setembro de 2016 (Bibliomed). Apesar da consciência pública de que o fumo passivo do tabaco é prejudicial, muitas pessoas ainda assumem que o fumo passivo da maconha é benigno. Debates sobre se leis antifumo devem incluir a maconha estão se tornando cada vez mais generalizada, na medida em que a maconha é legalizada e a indústria de cannabis cresce. A falta de evidências para o fumo passivo da maconha causando danos cardiovasculares agudos é frequentemente confundida com a evidência de que ela é inofensivo, apesar semelhança química e física entre a maconha e o fumo do tabaco. Pesquisadores investigaram se uma breve exposição passiva à maconha causa disfunção endotelial vascular aguda.

Em um estudo experimental publicado na revista Journal of the American Heart Association, camundongos de laboratório apresentaram uma função endotelial substancialmente prejudicada após a exposição a um minuto ao fumo passivo de maconha.

A equipe de pesquisadores mediu a função endotelial como a dilatação fluxo-mediada (FMD) da artéria femoral em condições semelhantes s exposição passiva ao tabaco no mundo real.

Os pesquisadores descobriram que um minuto de exposição passiva à maconha prejudicava a função endotelial de modo semelhante à exposição passiva ao do tabaco, mas a recuperação foi prolongada para a maconha. A função endotelial no caso da maconha se manteve prejudicada durante pelo menos 90 minutos.

Os achados em animais de laboratório sugerem que o tabagismo passivo possa exercer efeitos cardiovasculares adversos semelhantes, independentemente de se tratar de tabaco ou da maconha, dizem os pesquisadores.

Fonte: J Am Heart Assoc.. 2016; 5: e003858

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários