Notícias de saúde

Maior atividade física diminui a mortalidade em pessoas que tem um trabalho sedentário

22 de setembro de 2016 (Bibliomed). Apenas uma hora de atividade física por dia, e que poderia ser algo tão simples como uma caminhada ou um passeio de bicicleta, pode contrabalançar o aumento do risco de mortalidade que surge quando o indivíduo permanece assentado por oito horas ou mais a cada dia, de acordo com pesquisa publicada na revista The Lancet.

Em uma revisão de 16 estudos publicados anteriormente, que incluiu mais de um milhão de pessoas, pesquisadores dividiram os participantes em quatro grupos: aqueles que realizavam cerca de cinco minutos de exercícios de intensidade moderada por dia; de 25 a 35 minutos por dia; de 50 a 65 minutos por dia; e de 60 a 75 minutos por dia.

O aumento do risco de mortalidade variou de 12% a 59%, dependendo da quantidade de exercício que os participantes realizavam, mostraram os resultados. Assim, aqueles que pertencem ao grupo mais ativo, e que tem atividade por cerca de 60 a 75 minutos por dia, parecem não ter nenhum aumento do risco de mortalidade, mesmo que se permaneçam assentados por mais de oito horas por dia.

A equipe também descobriu que assistindo à televisão por três horas ou mais por dia estava associado com um aumento do risco de mortalidade, independentemente da atividade física - exceto entre aqueles que foram os mais ativos fisicamente. No entanto, mesmo entre aqueles que exercitaram a mais, o risco de mortalidade foi significativamente aumentada se assistiam a cinco horas de televisão por dia ou mais.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(16)30370-1

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários