Notícias de saúde

Maior consumo de carne pode resultar doença renal grave

16 de setembro de 2016 (Bibliomed). Um alerta para os amantes da carne: o consumo de carne vermelha está associada ao aumento do risco de doença renal terminal (DRT), de acordo com um estudo publicado no Journal of the American Society of Nephrology.

Pesquisadores de Cingapura examinaram os efeitos da proteína total e diferentes fontes de alimentos sobre o risco de insuficiência renal terminal no Singapore Chinese Health Study, com 63.257 adultos chineses com idades entre 45 e 74 anos. Um questionário de frequência alimentar semi-quantitativo validado foi utilizado para coletar informações acerca da dieta habitual.

Os pesquisadores descobriram que, após um acompanhamento médio de 15,5 anos, houve 951 casos incidentes de DRT. Houve uma forte correlação para a ingestão de carne vermelha com o risco de uma forma dependente da quantidade ingerida. Não houve correlação por ingestão de produtos de aves, peixes, ovos ou laticínios. Houve uma redução do risco relativo máximo de 62,4% em situações de substituição de uma porção de carne vermelha por outros alimentos fontes de proteína.

Assim, o estudo mostrou que a ingestão de carne vermelha pode aumentar o risco de insuficiência renal terminal na população em geral, e substituindo a ingestão de carne vermelha com fontes alternativas de proteína pode reduzir a incidência de DRT.

Fonte: JASN. Published online before print July 14, 2016, doi: 10.1681/ASN.2016030248

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários