Notícias de saúde

Airbags e cinto de segurança diminuem a possibilidade de fraturas faciais em acidentes automobilísticos

31 de agosto de 2016 (Bibliomed). Um novo artigo comprova a importância de dispositivos de segurança nos automóveis: de acordo com um estudo publicado na revista JAMA Facial Plastic Surgery, o uso de airbags e de cintos de segurança está associado a um menor risco de fraturas faciais após colisões de veículos motorizados.

Pesquisadores da University of Wisconsin School of Medicine and Public Health e colegas examinaram a incidência de fraturas faciais e a influência da utilização de dispositivos de proteção durante colisões de veículos motorizados em pacientes atendidos em centros de trauma dos Estados Unidos. Foram incluídos dados de 518.106 pacientes, dos quais 10,9% tinham pelo menos uma fratura facial.

Os pesquisadores descobriram que a fratura facial mais comum foi a fratura nasal (5,6%). Entre os pacientes com pelo menos uma fratura facial, 5,8, 26,9 e 9,3% tinham proteção airbag somente, usaram um dispositivo cinto de segurança apenas, e usaram ambos os dispositivos de proteção (air bag + cinto de segurança), respectivamente, enquanto 57,6% não usaram nenhum dispositivo de proteção.

Porém, as chances calculadas de fratura facial foram reduzidas com a utilização do airbag apenas, uso apenas do cinto de segurança e o uso de ambos os dispositivos. A probabilidade de fratura facial aumentou com a idade mais jovem, do sexo masculino e uso de álcool.

Assim, nos pacientes que se apresentaram a centros de trauma nos Estados Unidos após colisões de veículos automotores entre 2007 e 2012, airbags, cintos de segurança, e a combinação dos dois dispositivos gradativamente reduziu a probabilidade de fraturas faciais.

Fonte: JAMA Facial Plast Surg. Published online July 21, 2016. doi:10.1001/jamafacial.2016.0733

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários