Notícias de saúde

Nova vacina contra a clamídia tem resultados promissores

30 de agosto de 2016 (Bibliomed). A clamídia é uma doença sexualmente transmissível comum que pode infectar homens e mulheres, podendo causar sérios danos permanentes ao sistema reprodutivo da mulher, tornando difícil ou impossível para ela venha a engravidar mais tarde. A clamídia também pode causar uma gravidez ectópica potencialmente fatal. Agora, uma vacina para ajudar a proteger contra a clamídia está provando ser eficaz, de acordo com um estudo experimental publicado na revista Vaccine.

Pesquisadores do Michael G. DeGroote Institute for Infectious Disease Research at McMaster University em Hamilton, Canadá, focaram no sistema de secreção de proteínas usado por clamídia para invadir as células. Das 20 diferentes proteínas envolvidas no sistema de secreção, os investigadores identificaram três que são cruciais para o processo.

Os pesquisadores descobriram que uma vacina criada a partir dessas três proteínas revelou-se muito eficaz em proteger camundongos fêmeas da clamídia; a vacina reduz a quantidade de bactérias na vagina em cerca de 95% nos roedores. Mais importante, ela reduziu a patologia nas trompas de falópio em cerca de 85%, o provavelmente seria o suficiente para evitar a infertilidade.

A equipe pretende realizar estudos de acompanhamento em outros animais, e deverão se passar pelo menos quatro a cinco anos antes que a vacina possa ser testada em humanos.

Fonte: Vaccine. 2016 Jul 25;34(34):3979-85

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários