Notícias de saúde

Células tronco melhoram a função motora de pacientes após acidente vascular cerebral

18 de julho de 2016 (Bibliomed). A injeção de células tronco adultas modificadas humanas diretamente no cérebro é uma maneira segura e eficaz para restaurar a função motora em pacientes com AVC por muito tempo após o acidente vascular cerebral ter ocorrido, de acordo com um estudo publicado o na revista Stroke.

A equipe de pesquisa selecionou pacientes que apresentavam um grave (porém não extremo), comprometimento motor de um acidente vascular cerebral. A maioria eram vítimas de acidente vascular cerebral pelo menos um ano antes do inicio do estudo. A idade média foi de 61 anos. O procedimento de células-tronco experimental foi realizado através da perfuração de um pequeno orifício através do crânio sob anestesia mínima. Os neurocirurgiões injetaram diretamente células estaminais modificadas em várias áreas do cérebro perto do local do acidente vascular cerebral de cada paciente.

Nos resultados, verificou-se todos os pacientes apresentaram recuperação de controle motor significativa no primeiro mês. Pacientes mais jovens tenderam a se sair melhor. A mobilidade continuou a melhorar ao longo dos primeiros três meses. Os ganhos foram mantidos, tanto após seis meses como a um ano de seguimento.

Fonte: STROKEAHA.116.012995. Published online before print June 2, 2016, DOI: 10.1161/STROKEAHA.116.012995

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários