Notícias de saúde

Vírus Zika pode ser transmitido através do sexo oral

11 de julho de 2016 (Bibliomed). Pode ser possível transmitir vírus Zika através do sexo oral, de acordo com uma carta pesquisa publicada no New England Journal of Medicine.

No relatório, os médicos disseram que uma mulher de 24 anos de idade, em Paris apareceu com sintomas da infecção por Zika depois de fazer sexo sete vezes com um homem de 46 anos de idade. O homem tinha desenvolvido sintomas Zika, pouco antes de deixar o Brasil e chegando em Paris em fevereiro passado. Em cada ocasião, o casal fez sexo vaginal sem ejaculação e sexo oral com ejaculação, de acordo com o relatório.

Segundo os autores da publicação, o casal estava usando o sexo oral como um método de controle de natalidade. A mulher ficou doente pouco depois, e tanto ela como o homem foram testados para a presença do vírus Zika. O homem tinha altos níveis de vírus no sêmen e na urina, mas nenhum em seu sangue ou saliva. A mulher tinha o vírus em sua urina e saliva, e anticorpos para o vírus em seu sangue. No entanto, os médicos observaram que eles não encontraram nenhum sinal de Zika em um esfregaço vaginal retirado da mulher.

Os médicos acrescentaram que não se pode descartar a transmissão vaginal ou até mesmo a infecção durante beijos profundos, uma vez que a saliva do homem não foi testada enquanto ele apresentava os sintomas.

Fonte: N Engl J Med 2016; 374:2195-2198

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários