Notícias de saúde

Vírus Zika pode se replicar em células do sistema imunológico da placenta sem matá-las

04 de julho de 2016 (Bibliomed). Uma nova pesquisa, publicada na revista Cell Host & Microbe, dá informações sobre como o vírus Zika infecta, mas não mata, as células da placenta.

No estudo, pesquisadores realizaram experimentos usando células imunológicas de placentas de mulheres saudáveis ​​que tiveram bebês nascidos a termo de parto cesáreo. O vírus Zika utilizado no estudo é a estirpe que circula em Porto Rico. Os pesquisadores disseram que ele está intimamente relacionado com o tipo de vírus existente no Brasil, onde os defeitos de nascimentos relacionados ao vírus se tornaram evidentes.

Os pesquisadores descobriram que o Zika pode replicar em células do sistema imunológico da placenta sem matá-las. Isso poderia explicar como o vírus pode atravessar a placenta de uma mulher grávida e infectar células cerebrais em desenvolvimento no feto.

Ao examinarem as células da placenta de diferentes mulheres, os pesquisadores também encontraram uma grande variação nos níveis de replicação do vírus Zika, sugerindo que algumas mulheres poderiam ser mais suscetíveis à infecção do que as outras.

Assim, nem toda mulher grávida que está infectada pelo Zika transmite o vírus para o feto; a genética da mãe e fatores não virais, incluindo nutrição e microbiota, bem como sincronismo poderiam influenciar a infecção do feto.

Fonte: Cell Host & Microbe. DOI:10.1016/j.chom.2016.05.015

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários