Notícias de saúde

Obesidade na adolescência pode resultar doença hepática na fase adulta

01 de julho de 2016 (Bibliomed). Meninos adolescentes mais velhos que estão com sobrepeso ou obesos poderiam estar sob risco aumentado de doença grave do fígado mais tarde na vida, sugere um novo estudo.

Uma nova pesquisa incluiu cerca de 45.000 homens suecos que entraram no serviço militar no final da adolescência entre 1969 e 1970. Os pesquisadores analisaram mais de 40 anos de suas informações de saúde. Quase 400 deles foram diagnosticados com doença hepática grave.

Os homens que estavam com sobrepeso ou obesos no final da adolescência eram 64% mais propensos a desenvolver doença hepática grave, em comparação com os homens que tinham um peso normal baixo no final da adolescência. Os investigadores disseram que ocorreu um aumento do risco de 5% para cada aumento de um ponto no índice de massa corporal (IMC).

O IMC é uma estimativa de gordura corporal baseado no peso e altura. O excesso de peso é definido como um IMC acima de 25. A obesidade é definida como um IMC acima de 30, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças.

O estudo foi publicadona edição de junho do Journal of Hepatology.

Fonte: Journal of Hepatology, news release, June 16, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários