Notícias de saúde

Cirurgia bariátrica reduz a morte prematura de obesos

22 de junho de 2016 (Bibliomed). A cirurgia bariátrica para perda de peso pode tornar o risco de morte prematura das pessoas obesas significativamente menor, diz um novo estudo.

Para o estudo, os pesquisadores suecos analisaram dados de quase 49.000 pessoas obesas, e que tinham entre 18 e 74 anos.

Mais de 22.500 pessoas receberam a cirurgia de perda de peso entre 2000 e 2011. O estudo comparou-os com cerca de 26.000 pessoas que não se submeteram à cirurgia. A maioria das pessoas no grupo de cirurgia receberam o procedimento conhecido como bypass gástrico (93%).

De acordo com o estudo, a taxa de mortalidade global diminuiu em 57% no grupo da cirurgia, em comparação com o grupo não-cirurgia. Este valor manteve-se estável após investigadores ajustarem os dados para idade e outras condições precedentes tais como doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Cerca de cinco anos após a cirurgia, a taxa de mortalidade foi de pouco mais de 1% para aqueles que tiveram a cirurgia para perda de peso e 4% entre aqueles no grupo de não-cirurgia, os investigadores disseram.

O estudo foi apresentado no European Obesity Summit.

Fonte: European Obesity Summit, news release, June 2, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários