Notícias de saúde

Jogo de paintball pode causar lesões no fígado

20 de junho de 2016 (Bibliomed). Várias lesões traumáticas já foram descritas como estando ligadas a acidentes ocorridos durante jogos de paintball. Um primeiro caso de lesão de ígado (hepática) por contusão relacionado com o paintball acaba de ser descrita.

Médicos do Hospital Universitário de North Middlesex, no Reino Unido descrevem um caso de lesão hepática traumática relacionada com o paintball em um rapaz de 18 anos de idade, que apresentou sintomas compatíveis com apendicite aguda.

Os autores observam que uma lesão hepática grau III foi identificada no intra-operatório, e que foi tratada com a técnica de “packing”(colocação de compressão para controle de hemorragia grave), tendo sido feito um reexame após 48 horas. Nenhuma outra hemorragia ativa foi identificada. Em três semanas, o ultrassom de acompanhamento mostrou que um grande hematoma subcapsular não havia ainda se resolvido. O paciente foi readmitido por um curto período de observação. Um ultrassom de controle foi marcado para três meses após a alta.

Os autores do estudo alertam que os participantes nestes jogos e os médicos devem estar cientes dos possíveis riscos associados a eles.

Fonte: BMJ Case Reports 2016; DOI: 10.1136/bcr-2015-213780

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários