Notícias de saúde

Novas evidências relacionam infecção pelo vírus Zika e Síndrome de Guillain-Barré

15 de junho de 2016 (Bibliomed). Existem novas evidências de que o vírus Zika pode causar síndrome de Guillain-Barré, de acordo com resultados apresentados em uma conferência dos Centers for Disease Control and Prevention nos EUA, realizada de 2 a 5 de maio de 2016, em Atlanta.

O pesquisador do CDC Dr. Ashley Styczynski, observou 41 pessoas no Brasil que desenvolveram a doença e descobriu que quase 90% delas tinham sofrido anteriormente sintomas semelhantes à infecção pelo Zika. No entanto, os autores do estudo observaram que este foi um estudo pequeno e eles não têm ainda os resultados dos exames de sangue que mostrariam se os pacientes foram infectados pelo Zika antes de desenvolver Guillain-Barré. Esses resultados são esperados em cerca de um mês.

Houve um aumento acentuado no número de pessoas no Brasil com Guillain-Barré desde a epidemia pelo Zika começou. Os cientistas acreditam que o organismo produza anticorpos para combater a infecção pelo Zika, e quando os sintomas iniciais diminuem, os anticorpos se voltam contra os nervos periféricos.

Um estudo publicado no início deste ano encontrou anticorpos Zika em quase todas as pessoas que desenvolveram síndrome de Guillain-Barré durante um surto de Zika na Polinésia Francesa, em 2013 e 2014.

Fonte: 65th EIS Conference, May 2-5, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários