Diferentes alimentos podem aumentar a diversidade microbiana no intestino

13 de junho de 2016 (Bibliomed). Alimentos como frutas, legumes, café, chá, vinho, iogurte e creme de leite podem aumentar a diversidade microbiana no intestino, enquanto carboidratos simples parecem reduzi-la, de acordo com dois estudos publicados na edição de abril da revista Science.

Investigadores da Universidade de Groningen, na Holanda, e seus colegas coletaram amostras de fezes de 1.135 pessoas que vivem na região norte dos Países Baixos. As amostras foram utilizadas para analisar o DNA das bactérias e outros organismos que vivem no intestino. O estudo coletou ainda informações sobre dietas dos participantes, o uso de medicamentos e a sua saúde. Em um segundo estudo, os investigadores do Flemish Gut Flora Project realizaram uma análise semelhante em amostras de fezes tomadas a partir de 5.000 voluntários na Bélgica.

Ambos os estudos concluíram que a dieta tem um efeito profundo sobre a diversidade de bactérias do intestino. Os dois estudos enfatizam que os estudos explicam apenas uma fração da variação das bactérias intestinais - cerca de 18% para o estudo Holanda e cerca de 7% para o estudo da Bélgica. No entanto, os resultados dos dois grupos se sobrepõem em cerca de 80% das situações.

Fonte: Science 29 Apr 2016: Vol. 352, Issue 6285, pp. 565-569. DOI: 0.1126/science.aad3369

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.