Notícias de saúde

Fumar durante a gravidez aumenta o risco de esquizofrenia nas crianças

10 de junho de 2016 (Bibliomed). Fumar durante a gravidez pode aumentar o risco de uma criança poderia desenvolver esquizofrenia, sugere uma nova pesquisa. Pesquisas anteriores tinham indicado que entre 12% e 25% de todas as mulheres grávidas em países ocidentais fumam.

O problema? Uma vez absorvido pela gestante, a nicotina pode passar facilmente para a placenta e entrar na corrente sanguínea do feto. Isso pode aumentar o risco de uma série de complicações que podem afetar o cérebro de um recém-nascido, disseram os pesquisadores. Mas os esforços anteriores para avaliar os perigos que o tabagismo pode representar para a esquizofrenia entre as crianças foram inconclusivos.

O novo estudo incidiu sobre cerca de 1.000 adultos jovens e adolescentes finlandeses que tinham sido diagnosticados com esquizofrenia, nascidos entre os anos de 1983 a 1998. Para medir a exposição à nicotina dos participantes, enquanto no útero, os autores do estudo analisaram dados de amostras de sangue que foram obtidos a partir das mães grávidas durante rastreios de rotina para HIV, sífilis e hepatite que todas as mulheres grávidas na Finlândia se submetem. Os pesquisadores analisaram os níveis maternos de cotinina, um subproduto do tabaco considerada uma medida padrão de exposição ao tabaco.

Os níveis de cotinina foram computados tanto para as mães de crianças com esquizofrenia e um grupo equivalente de mães de crianças sem esquizofrenia.

Mesmo depois de considerar a idade da mãe grávida, peso de nascimento da criança e/ou qualquer história materna de transtornos psiquiátricos, os investigadores concluíram que a ingestão "pesada" de nicotina durante a gravidez pareceu estar associada com um aumento de 38% no risco de esquizofrenia entre os filhos.

Embora o estudo não prove causa e efeito, a descoberta é a primeira a ser baseada em análises de amostras de sangue que forneceram evidências de exposição à nicotina no útero.

Fonte: American Journal of Psychiatry May 24, 2016.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários